top of page

Nossa Equipe.

Conheça a nossa equipe  do LABE, alunos e pesquisadores, coordenados por Dr. Marcelo Mori e geridos por Dra. Elzira Saviani.

Grupo

SOBRE

Conheça os atuais membros do LABE.

Mori Foto Casamento.jpg

Marcelo Mori
THE BOSS

Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Adquiriu título de doutor em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (2007), com estágio no instituto Max-Delbrück for Molecular Medicine (Berlim, Alemanha). Pós-doutorado pela Joslin Diabetes Center/Harvard Medical School (Boston, EUA), onde ainda participa ativamente em alguns projetos colaborativos. Recentemente foi contratado pelo Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo para exercer o cargo de Professor Adjunto e Pesquisador. Tem experiência na área de Biologia Molecular com ênfase em Metabolismo, atuando principalmente na investigação dos mecanismos moleculares associados à Síndrome Metabólica e ao processo de envelhecimento.

ELZIRA FOTO.jpg

Elzira Saviani
Gerente Técnica

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1986), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas(1992), doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas(1998) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2001). Atualmente é Biólogo da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica de Planta. Atuando principalmente nos seguintes temas:Atpase mitocondrial.

tereza.gif

Tereza Cristina M. F. Cal
Pós-doutoranda

Pós-doutoranda no Laboratório de Biologia do Envelhecimento do Instituto de Biologia - Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (CEPID - FAPESP). Bacharel em Ciências Biológicas (CRBio 098820/04-D) pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013), mestrado (2017) e doutorado (2021) em Ciências com ênfase em Biologia Celular e título de Especialista em Biologia Celular e/ou Molecular (2021) ) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro afiliado do Centro de Fígado da UFMG. Possui experiência no campo da imunologia clínica e experimental, trabalhando principalmente nos seguintes temas: inflamação, biomarcadores de prognóstico e evolução, doenças hepáticas crônicas, doença hepática gordurosa associada à disfunção metabólica, doenças metabólicas e obesidade.

ADRIANA FOTO.png

Adriana Leandro Santoro
Pós-doutoranda

Possui graduação em Química pela UNESP (2004), mestrado em Analítica/Físico-Químico pela USP (2007), e Ph.D. em Oncologia pelo Hospital A C Camargo Cancer Center (2017). Possui 10 anos de experiência como Especialista de Produto / Química de Aplicação e atualmente é pós-doutoranda em metabolômica no Instituto de Biologia da UNICAMP, onde utiliza ferramentas analíticas (Cromatografia Líquida-Espectrometria de Massa) e computacionais na tentativa de identificar metabólitos que desempenham funções biológicas relevantes no contexto de doenças metabólicas e envelhecimento.

HENVER FOTO.jpg

Henver Simionato Brunetta
Pós-doutorando

Possui graduação em Educação Física (Universidade do Oeste de Santa Catarina - 2011), especialização em Fisiologia do Exercício (Universidade Gama Filho - 2013) e mestrado em Ciências Fisiológicas (UFSC - 2016). Adquiriu titulo de Doutor em Ciências Fisiológicas, sob orientação do Dr. Everson A. Nunes, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020) com estágio na Univesity of Guelph (2018/19 e 2019/20 - Canadá), sob supervisão do Dr. Graham Holloway e na Université Paris-Sud (2019 - França), sob supervisão do Dr. Mathias Mericskay. Atualmente desenvolve seu pós-doutorado no Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2020), sob supervisão do Dr. Marcelo Mori. Tem interesse nas seguintes áreas: metabolismo e bioenergética, fisiologia mitocondrial; obesidade e resistência à insulina; espécies reativas de oxigênio e balanço redox; fisiologia do exercício; participação do sistema imunológico no reparo do músculo esquelético.

servletrecuperafoto (1).gif

Niedson C. de Lima Junior
Pós-doutorando

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Veiga de Almeida (2014). Concluiu estágio de iniciação científica no projeto de aproveitamento integral de alimentos (2012). Possui especialização em ciências da performance humana pela escola de educação física e desportos (EEFD), UFRJ (2015). Mestre em ciências pelo programa de pós graduação endocrinologia, faculdade de medicina (FM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente doutorando em fisiologia (2018) no programa de pós graduação de ciências biológicas (Fisiologia) no Instituto de biofísica Carlos Chagas Filho e especialização em nutrição clínica (CENC) no Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC).

LETICIA FOTO.jpg

Letícia de Souza Figueiredo
Doutoranda

BV Fapesp

Possui graduação em Farmácia com especialização em Análises Clínicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Durante a graduação e mestrado pesquisa no Laboratório de Fisiopatologia da UFRJ, com enfoque na área de Fisiologia Endócrina, principalmente, sobre as mudanças induzidas por desregulador endócrino sob o metabolismo da insulina e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade e doença hepática gordurosa não-alcoólica. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular da Universidade Estadual de Campinas (2021), e pesquisa no Laboratório de Biologia do Envelhecimento, com foco em elucidar possíveis mecanismos, moléculas e intervenções contra o envelhecimento do sistema imunológico (imunosenescência).

servletrecuperafoto (4).gif

Raissa Guimarães Ludwig
Doutoranda

Formada em nutrição pela Universidade de São Paulo - USP. Realizou iniciação científica na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.  Fez mestrado e atualmente, é aluna de doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, trabalhando com metabolismo energético no tecido adiposo e envelhecimento. Tem experiência em técnicas histológicas, microbiológicas e de biologia molecular.

THIAGO FOTO.jpg

Thiago Leite Knitell
Doutorando

Possui bacharelado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2016). É aluno de Doutorado no programa de Genética e Biologia Molecular do instituto de biologia da UNICAMP. Trabalha com o organismo C. elegans buscando proteínas que influenciem o envelhecimento agindo em um tecido diferente de onde foram produzidas. A busca é focada em genes conservados em humanos visando o desenvolvimento de drogas que levem a um envelhecimento mais saudável. Também em C. elegans estuda como a saúde das mães pode afetar seus filhos e gerações posteriores. 

CARLOS FOTO.jpg

Carlos A. V. Junior
Doutorando

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal do São Paulo (UNIFESP) em 2018. Atualmente, doutorando em Genética e Biologia molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em seu projeto de pesquisa atual, investiga alterações na via de processamento de miRNAs que promovem resistência à agentes pró-oxidantes, e como isso interfere no envelhecimento saudável dos nematóides C. elegans.

DEISI FOTO.jfif

Deisi Lilian Braga Shimo
Doutoranda

Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de Uberlândia em 2018 e cursando doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas, sob orientação do Prof° Dr. Marcelo A. S. Mori. Desenvolve um projeto na área de Biologia do Envelhecimento, buscando candidatos a miméticos de restrição dietética e novos genes/vias moleculares envolvidos utilizando o organismo modelo C. elegans. Seus projetos anteriores foram nas áreas de tumor de mama e doenças cardiovasculares.

DIOGO FOTO.jpg

Diogo de Moraes
Doutorando

Possui graduação em Ciências Biológicas (modalidade licenciatura) em 2019 e adquiriu mestrado no programa de Genética em 2021 sob a orientação do Professor Dr. Robson Francisco Carvalho na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu. Se especializou em análise bioinformática de transcriptoma e busca de biomarcadores no contexto do envelhecimento e caquexia no câncer. Atualmente faz doutorado sob a orientação de Marcelo Alves Mori buscando biomarcadores da regulação da hipertrofia de adipócitos através de bioinformática e biologia molecular.

GABRIEL FOTO.jpeg

Gabriel Palermo Ruiz
Doutorando

Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), atualmente é Doutorando no Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LaBE), pelo Programa de Genética e Biologia Molecular, no Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde investiga o papel de miRNAs produzidos no tecido adiposo no metabolismo energético de camundongos, além de outros temas de interesse, como vesículas e miRNAs extracelulares, exercício físico e intervenções dietéticas, e comunicação intertecidual. 

SILAS FOTO.jpg

Silas Pinto da Silva
Doutorando

Doutorando em Genética e Biologia Molecular, graduado em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo. Trabalha com metabolismo e genética do envelhecimento. Atualmente estuda alterações na via de processamento de miRNAs durante envelhecimento e as respostas dessa via à restrição calórica e seus miméticos, além de tentar entender o papel da mitocôndria na via dos miRNAs. Adicionalmente, busca, através ferramentas de bioinformática, novos sncRNAs relacionados com a regulação da expectativa de vida em nematoides C. elegans.

servletrecuperafoto.gif

Guilherme Tonon da Silva
Doutorando

Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2020). Atualmente é doutorando pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Programa de Genética e Biologia Molecular. Tem experiência na área de genética do envelhecimento e biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, NAD+, Dicer, C. elegans.

servletrecuperafoto (1).gif

Mehmet Dinçer Inan
Doutorando

BV Fapesp

Possui mestrado em Molecular Biology pela Umea Universitet (2015). Tem experiência na área de Genética.

servletrecuperafoto (3).gif

Raul Gobato Costa
IC FAPESP

Raul Gobato da Costa em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

servletrecuperafoto.gif

Vinícius Franco De Freitas
IC CNPQ

BV Fapesp

Graduação em Programa de Formação Interdisciplinar Superior pela Universidade Estadual de Campinas (2016-2017). Graduando em Bacharelado de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas de 2018 - 2022 (término esperado). Realização de Iniciações científicas em áreas distintas: - "Análise Taxonômica dos Micro-organismos presentes na Rizosfera da Cana-de-Açúcar" sob orientação de Renato Vicentini dos Santos. - "Incidência de Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii em excretas de pombos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus de Barão Geraldo" sob orientação de Domingos da Silva Leite (com bolsa CNPq). - "Avaliação Metabólica de Camundongos com ChREBP Nocauteado Especificamente em Adipócitos" sob orientação de Marcelo Alves da Silva Mori (em andamento com bolsa CNPq).

IMG_0210_edited.jpg

Jessica Andrade
Bolsista SAE

JADYSON FOTO.jpg

Jadyson Melo Simas
Bolsista SAE

Formada no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) pela Universidade Estadual de Campinas em Dezembro de 2016 e, atualmente, graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas. Experiência em gestão laboratorial e pesquisa, manuseio de materiais laboratoriais, culturas celulares, preparo e leitura de lâminas em microscopia ótica, preparo de soluções, técnicas de biologia molecular (protocolos de extração de medula óssea, DNA e PCR), detecção de antígenos, entre outras técnicas. Responsável pelo gerenciamento de mídias digitais e divulgação científica pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual da Unicamp.

BV Fapesp

Aluno de graduação em Farmácia e bolsista SAE/Unicamp. Desenvolve atividades de apoio à rotina de laboratório.

Lattes
bottom of page